São Paulo, segunda-feira, 18 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Premiê grego cobra da UE ações "decisivas"

EM BERLIM

Às vésperas da cúpula europeia que tentará destravar o novo pacote de resgate para seu país, o premiê da Grécia, George Papandreou, fez um apelo aos colegas do bloco para que "acordem" e adotem medidas "decisivas" para conter a pior crise da dívida da região.
Em entrevista ao jornal "Kathimerini", Papandreou disse que já "tomou todas as decisões necessárias, não importando o quão difíceis" contra os problemas fiscais e estruturais do país. Para ele, o programa de austeridade aprovado no mês passado pelo seu governo, em meio a intensos protestos, prova sua "determinação em colocar a casa em ordem".
"Agora é a vez da Europa. No último ano e meio, tenho dito constantemente a nossos colegas que devemos juntos tomar decisões fortes, não apenas para o futuro da Grécia, mas para o de toda a Europa", afirmou ainda.
"A Grécia não quebrou e não quebrará. Ao contrário, estamos no processo de obter um alívio de longo prazo", disse, referindo-se ao segundo resgate, estimado em € 115 bilhões, a ser discutido no encontro da próxima quinta-feira, em Bruxelas.
No mesmo dia, o FMI (Fundo Monetário Internacional) alertou que, embora a dívida grega ainda seja sustentável, está "no fio da navalha".
(CAROLINA VILA-NOVA)


Texto Anterior: Análise: Solução para Grécia inclui redução real da dívida
Próximo Texto: Republicanos e democratas retomam as negociações
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.