São Paulo, terça-feira, 18 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE NO PAQUISTÃO

Comissão muda regras para beneficiar ditador em eleição

DA ASSOCIATED PRESS

A comissão eleitoral do Paquistão pediu ontem a modificação do artigo constitucional que impede funcionários do Estado -como oficiais do Exército- de concorrerem a cargos públicos. A oposição denuncia manobra para beneficiar o ditador do país, general Pervez Musharraf, que pretende se candidatar, em outubro, a uma renovação do mandato pelo Parlamento. "O chefe da Comissão Eleitoral do Paquistão requereu essa emenda, com aprovação do presidente", diz o comunicado oficial.
A decisão pode acirrar as divisões na base governista. Ao assumir o poder através de um golpe não-violento, em 1999, Musharraf prometeu erradicar o radicalismo islâmico e levar a "verdadeira" democracia ao país. Oito anos depois, o general que se recusa a deixar a farda e o governo está acossado por insurgentes e pela oposição democrática. Perdeu também o apoio da Suprema Corte, que assegurara a relativa legitimidade do seu governo.


Texto Anterior: "Acordo humanitário": Farc propõem reunião com Chávez no dia 8 de outubro
Próximo Texto: Rússia: Suspeito do caso Litvinenko vira candidato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.