São Paulo, terça-feira, 18 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"ACORDO HUMANITÁRIO"

Farc propõem reunião com Chávez no dia 8 de outubro

DA REDAÇÃO

A guerrilha colombiana Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) propôs ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, um encontro no dia 8 de outubro, em local não determinado, para discutir a troca de seqüestrados pelas Farc por guerrilheiros presos, segundo o diário colombiano "El Tiempo".
Na mensagem, gravada em vídeo, o porta-voz das Farc Raúl Reyes propõe a realização de "uma ou duas reuniões prévias" antes de um encontro entre o presidente venezuelano e o líder máximo da guerrilha, Manuel Marulanda. O primeiro encontro seria dia 8 de outubro, provavelmente com Reyes.
Chávez, autorizado pelo presidente colombiano, Álvaro Uribe, a mediar a troca de 45 seqüestrados por cerca de 500 guerrilheiros presos, havia convidado, havia três semanas, Marulanda para um encontro em Caracas.
Mas o líder das Farc, segundo Chávez, respondeu que não poderia ir a Caracas e propôs que o encontro fosse realizado na selva, o que Uribe vetou.
Segundo o "El Tiempo", Reyes afirmou que os seqüestrados e rebeldes presos "podem ter certeza de que haverá um desenlace", mas advertiu que serão necessárias muitas reuniões.


Texto Anterior: Estados Unidos: Especialista em segurança é o novo secretário da Justiça
Próximo Texto: Crise no Paquistão: Comissão muda regras para beneficiar ditador em eleição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.