São Paulo, segunda-feira, 18 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TERROR

Para EUA, não há novidades

TV Al Jazeera recebe manifesto da Al Qaeda

DA REDAÇÃO

Um dos principais jornalistas do canal de TV árabe Al Jazeera disse que recebeu um documento de seis páginas da rede terrorista Al Qaeda em que a organização fala de sua estratégia, que inclui ataques a civis norte-americanos. Um alto funcionário do governo dos EUA, contudo, afirmou que o manifesto não traz nada de novo.
Yosri Fouda disse, em entrevista à rede de TV CNN, que recebeu o papel na semana passada e que está convencido de sua autenticidade. O manifesto ameaça com novos ataques terroristas a Nova York e Washington e menciona vítimas civis.
Nos EUA, o diretor do Departamento de Segurança Interna, Tom Ridge, disse que o governo já está "familiarizado com esse tipo de informação" e acrescentou que não lhe atribui nenhum significado especial. "São o mesmo tipo de ameaças que ouvimos desde o ano passado", disse Ridge.
No Kuait, forças de segurança afirmaram que desbarataram planos de terroristas para explodir um hotel muito frequentado por norte-americanos no Iêmen. O plano foi frustrado depois da prisão de um membro da Al Qaeda que estava ajudando nos preparativos para o ataque.
No Reino Unido, a polícia disse que prendeu, com base nas leis antiterrorismo, três homens de origem norte-africana, mas negou informações veiculadas pela imprensa de que os suspeitos planejavam lançar um ataque com gás contra o metrô de Londres.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Indonésia: Maior suspeito é identificado em Bali
Próximo Texto: Europa: Centro-direita se unifica na França
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.