São Paulo, segunda-feira, 18 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROPA

Criação de um só partido para diferentes correntes visa manutenção do poder

Centro-direita se unifica na França

DA ASSOCIATED PRESS

O centro-direita francês, que obteve importantes vitórias em 2002 (a reeleição de Jacques Chirac para presidente e a recuperação da maioria parlamentar), se uniu ontem em torno de um só partido, a União por um Movimento Popular (UMP), esperando poder ficar no poder após Chirac deixar a vida pública.
Milhares de pessoas se reuniram em Le Bourget, perto de Paris, para o congresso de fundação do partido, cujo nome também foi escolhido ontem. O ex-primeiro-ministro Allain Juppé foi eleito presidente da UMP.
O posto poderia dar a Juppé a possibilidade de ser o candidato do partido à Presidência em 2007, quando o segundo mandato de Chirac chegará ao fim.
Juppé era premiê em 1997, quando Chirac decidiu dissolver a Assembléia Legislativa, o que custou a maioria parlamentar aos conservadores. Após cinco anos de governo do centro-esquerda, o centro-direita voltou ao poder em meados de 2002.
A escolha de Juppé para liderar a UMP representa uma vitória pessoal, pois, embora continuasse sendo deputado, ele tinha caído em esquecimento após a derrota na eleição legislativa de 1997.
O partido começou a ser criado em abril para ajudar Chirac a conquistar a reeleição. Ele conseguiu, em junho, a vitória na eleição legislativa -o que levou Jean-Pierre Raffarin ao posto de premiê.



Texto Anterior: Terror: TV Al Jazeera recebe manifesto da Al Qaeda
Próximo Texto: Panorâmica - Peru: Naufrágio mata cinco na selva em dia de eleição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.