São Paulo, quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Comissão do Senado aprova indicada de Obama para a OEA

DE WASHINGTON

Aos poucos, quase um ano após a posse, Barack Obama vai conseguindo montar a equipe para implantar sua política para a América Latina. Ontem, a Comissão de Relações Exteriores do Senado norte-americano aprovou o nome de Carmen Lomellin para ser a representante permanente dos EUA junto à OEA (Organização dos Estados Americanos).
A aprovação acontece uma semana após Arturo Valenzuela ter sido finalmente confirmado como secretário-assistente para Assuntos do Hemisfério Ocidental depois de espera de três meses. O nome de Thomas Shannon, indicado por Obama para a Embaixada dos EUA no Brasil, no entanto, continua bloqueado.
Lomellin chega à OEA num momento importante da entidade, em que os países-membros discutem o próximo passo em relação à crise hondurenha. Ela substitui o representante interino, o polêmico W. Lewis Amselem, indicado por George W. Bush, cujas intervenções destoavam da política oficial do Departamento de Estado obamista. (SÉRGIO DÁVILA)


Texto Anterior: Volta de Zelaya só será decidida após pleito, diz Congresso
Próximo Texto: Protesto pós-eleições: Irã condena 5 à morte por distúrbios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.