São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

61% apóiam antecipação, diz pesquisa

DA REDAÇÃO

Um pesquisa divulgada ontem pelo Centro Palestino de Política e Pesquisas indica que 61% dos palestinos apóiam a decisão do presidente Mahmoud Abbas de convocar eleições antecipadas. Mas mostra que a disputa presidencial será disputada até o último voto.
A pesquisa apresenta um empate técnico entre o atual presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, do Fatah, e o atual premiê Ismail Haniyeh, do Hamas. Se as eleições fossem hoje, Abbas teria 46% dos votos, e Haniyeh, 45%.
Já nas eleições legislativas, o Fatah teria a preferência do eleitorado, com 42% das intenções de voto, seis pontos à frente do Hamas, com 36%.
Os números mostram um aumento nas intenções de votos do Fatah em relação a outra pesquisa, feita em setembro pelo mesmo instituto, que mostrava o Fatah três pontos à frente do Hamas.

Desilusão
O centro entrevistou 1.270 pessoas até o último sábado e a margem de erro é de 3 pontos percentuais. Segundo o responsável pela pesquisa, Khalil Shekaki, a grande maioria das pessoas respondeu ao questionário antes do pronunciamento de Abbas que convocou as eleições.
Para o pesquisador,"os palestinos querem uma nova eleição porque estão desiludidos com o Hamas, e mais ainda com o presidente".


Com agências internacionais

Texto Anterior: Hamas e Fatah têm dia de guerra civil em Gaza
Próximo Texto: Blair afirma que tropas ficam no Iraque até "concluírem serviço"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.