São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRÃ

Resultado eleitoral indica derrota de conservadores

Os primeiros resultados das eleições de sexta-feira no Irã, para os Conselhos Municipais e a Assembléia dos Especialistas, indicavam ontem uma derrota dos ultraconservadores ligados ao presidente Mahmoud Ahmadinejad. Foi a primeira eleição nacional desde que Ahmadinejad assumiu a Presidência, em 2005, e teve 60% de participação -o voto não é obrigatório no país.
A contagem final dos votos só deve ser conhecida hoje e amanhã, mas os que já haviam sido totalizados mostravam uma vantagem do grupo ligado ao ex-presidente Hashemi Rafsanjani, considerado um moderado, na composição da Assembléia dos Especialistas, que terá a função de escolher o líder religioso supremo do país quando morrer o atual, o conservador Ali Khamenei.
Na disputa para o Conselho Municipal de Teerã, desenhava-se uma vitória do grupo do atual prefeito, Mohammad Baqer Qalibaf, que poderia ficar com nove das 15 cadeiras. Qalibaf é conservador, mas rompeu com o grupo de Ahmadinejad, que já foi prefeito da capital.


Texto Anterior: Xiitas da Tríplice Fronteira não falam sobre Hizbollah
Próximo Texto: "Time": Internauta é eleito destaque do ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.