São Paulo, quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Prioridade de Hu é aumentar a confiança

FABIANO MAISONNAVE
DE PEQUIM

Especialista em relações sino-americanas, Jin Canrong diz que a prioridade de Hu Jintao é "aumentar a confiança estratégica" entre as maiores economias mundiais, mas não crê em acordo em temas de atrito.
Jin recebeu a Folha em seu escritório na Universidade Renmin, uma das mais importantes do país.
A entrevista foi interrompida por um telefonema em que ele, em aparente conversa com um funcionário chinês, defendeu o uso da palavra "parceria" em vez de "cooperação" no documento final do encontro. "Cooperação" é para um momento específico, enquanto "parceria" tem um sentido mais amplo", explicou.

MOMENTO TENSO
As relações entre China e EUA estão numa encruzilhada. Há uma falta de confiança e inexiste uma definição apropriada da relação. A prioridade é aumentar a confiança estratégica e, se possível, que ambos os líderes encontrem o princípio para resolver os temas comuns.

SEM ACORDOS
Não acredito que os dois cheguem aos detalhes, apenas colocarão alguns princípios para que os assessores lidem com temas específicos.

COREIAS
A posição chinesa sobre a Coreia do Norte tem três pontos: sem guerra, sem caos e sem armas nucleares. A maior diferença é no segundo ponto. Os EUA nunca desistiram de mudar o regime norte-coreano. Isso levaria ao caos. Para a China, é uma preocupação - ais de 2 milhões de refugiados cruzariam a fronteira.

RELAÇÕES MILITARES
A China considera seu direito aumentar o poder militar para que Taiwan não se separe. Do ponto de vista americano, a vontade chinesa é ir além do necessário. Com mais comunicação, China e EUA terão contatos militares mais institucionalizados.

FOLHA.com
Leia a íntegra
folha.com.br/mu862466


Texto Anterior: Cúpula China-EUA começa com arestas
Próximo Texto: Análise: Gasto militar do país asiático cresce mais que sua economia há 20 anos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.