São Paulo, sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AFE-PAQUI

EUA e Paquistão prendem mais dois líderes do Taleban

DA REDAÇÃO

Os serviços de inteligência americano e paquistanês prenderam mais dois graduados líderes do Taleban, informou ontem o "New York Times", um dia após ter sido confirmada a prisão do número 2 do grupo radical, mulá Abdul Ghani Baradar.
As três detenções são vistas como o maior golpe ao Taleban em oito anos e uma importante colaboração entre Washington e Islamabad -enquanto forças afegãs e a Otan lutam para dominar Marjah, bastião dos radicais no sul do Afeganistão.
Os líderes detidos há alguns dias no Paquistão são os mulás Abdul Salam e Mir Mohammed, que controlavam o poder militar e político nas Províncias afegãs de Kunduz e Baghlan. O impacto das prisões ainda é incerto -pode afetar o poder de fogo dos radicais no curto prazo, mas eles são hábeis em substituir lideranças presas.
Ontem, a Otan encontrou resistência do Taleban no sexto dia de sua ofensiva militar em Marjah e disse que deve precisar de um mês para obter controle da região.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Reino Unido: Jornalista que diz ter matado amante por piedade é solto
Próximo Texto: Dubai acusa Mossad por morte de líder do Hamas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.