São Paulo, sábado, 19 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Metal é recurso estratégico para os próximos anos

DE SÃO PAULO

O lítio se tornou um valorizado recurso natural nos últimos anos. Analistas apontam que o metal será ainda mais necessário no futuro.
Entre 2000 e 2008, a demanda por lítio no mundo cresceu 6% por ano. A utilização do metal como bateria, principalmente de aparelhos eletrônicos, foi o grande responsável pelo crescimento.
O lítio substituiu o níquel nas baterias, o que possibilitou que todos os tipos de engenhocas eletrônicas, além de ficarem mais leves, permanecessem funcionando por muito mais tempo.
O objetivo dos pesquisadores de diversos países, com destaque para Estados Unidos, Japão, China e Alemanha, passou a ser descobrir novas maneiras de explorar e utilizar o metal.
A Coreia do Sul, por exemplo, anunciou, no fim de janeiro, a construção de uma usina que vai retirar o metal da água do mar.
Mas o grande desafio continua sendo tornar viável a utilização dos carros elétricos, o que possibilitaria a aposentadoria dos automóveis movidos à gasolina.
"Os carros elétricos serão populares quando a bateria durar mais tempo, ocupar um espaço menor e consumir menos tempo no processo de carregamento", disse David Mares, professor da Universidade da Califórnia.
(BT)


Texto Anterior: Evo aposta no lítio para ganhar fôlego
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.