UOL


São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo presidente chinês defende solução de paz

DA REDAÇÃO

O novo presidente chinês, Hu Jintao (eleito indiretamente pelo Congresso Nacional do Povo no último sábado), reiterou ontem, em telefonema ao presidente George W. Bush, que a China é favorável a uma solução política para a crise iraquiana.
"Na questão do Iraque, a China sempre defendeu uma solução política no contexto das Nações Unidas", disse o presidente chinês, segundo a agência de notícias Xinhua. "A China acredita na paz em vez da guerra."
Os dois líderes conversaram após Bush dar 48 horas para Saddam Hussein deixar o Iraque ou enfrentar um ataque militar.
Foi o primeiro comentário do novo presidente desde que assumiu o cargo, em substituição a Jiang Zemin, no final de semana.
Jiang manterá, no entanto, sua influência sobre assuntos de defesa e relações internacionais.
Tradicionalmente, a China defende a posição de que nenhum país deve interferir nos assuntos internos de outras nações, motivo pelo qual não apoiou a Guerra de Kosovo, em 1999. Na ocasião, a Embaixada da China em Belgrado (capital da então Iugoslávia e hoje Sérvia) foi bombardeada por engano pelos EUA, causando uma crise entre os dois países.
Mas a China ficou do lado dos EUA na intervenção militar no Afeganistão e na guerra contra o terrorismo. No caso do Iraque, alinhou-se a França e Rússia.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Putin critica ação, mas quer diálogo com EUA
Próximo Texto: Fantasia da moda
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.