São Paulo, domingo, 19 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COSTA DA SOMÁLIA

Holandeses libertam 20 reféns de piratas

DA REUTERS

A Marinha holandesa libertou ontem 20 iemenitas que eram mantidos reféns por piratas há uma semana. Os criminosos, detidos brevemente pelos militares, obrigavam seus cativos a empregarem sua embarcação como "navio-mãe" para ataques a outros barcos na costa da Somália, segundo a Otan (aliança militar ocidental).
O resgate acorreu quando o navio holandês De Zeven Provincien respondeu a um pedido de socorro de um navio-tanque de bandeira das Ilhas Marshall, atacado por um bote com piratas portando rifles e lançadores de granadas. A embarcação da Otan frustrou o ataque e perseguiu os piratas até o "navio-mãe", libertando os reféns.
Os piratas foram interrogados, mas não detidos, porque a Otan não tem competência legal para tal. Outro grupo de piratas sequestrou ontem um navio de bandeira belga e seus dez tripulantes a cerca de 600 km do litoral somali.


Texto Anterior: Irã condena jornalista dos EUA acusada de ser espiã
Próximo Texto: Crise e crítica desafiam ajuda humanitária
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.