São Paulo, sábado, 19 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLÔMBIA

Uribe ordena o resgate de Ingrid Betancourt ao Exército

DA REDAÇÃO

O presidente colombiano, Álvaro Uribe, ordenou ontem ao Exército o resgate dos reféns em poder da guerrilha de esquerda Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) desde 2002. Entre eles, a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt.
"Aqui não tem joguinho com esses bandidos das Farc, não há recuo. Senhores generais, vamos resgatar Ingrid Betancourt", disse Uribe, durante a posse do novo diretor da Polícia Nacional, corpo policial unificado do país, general Óscar Naranjo.
"As Farc não querem um acordo humanitário, por isso insistiremos em resgatar pela via militar", enfatizou. Dois reféns conseguiram fugir nos últimos meses durante operações militares, mas os parentes de Betancourt e dos outros seqüestrados são contrários às operações de resgate pelo risco de morte dos reféns.
"Por favor, não ao resgate militar, eu suplico, se forem atrás dela, Ingrid será morta, assim como os demais reféns", declarou o marido dela, Juan Carlos Lecompte.

Tentando fugir
Na terça-feira, o policial John Pinchao conseguiu escapar durante uma operação militar, depois de cinco anos de seqüestro. Pinchao disse que Betancourt já tentou fugir cinco vezes do cativeiro e que recebe "um tratamento pior que os outros, às vezes fica até numa solitária, porque é mais altiva e responde aos guerrilheiros".
Como a ex-candidata também tem cidadania francesa, sua libertação foi tema na posse do presidente francês, Nicolas Sarkozy.
A chancelaria francesa criticou a ordem de Uribe. "Nossa posição é contrária a uma ação militar que possa colocar em perigo a vida dos reféns", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores francês, Jean-Baptiste Mattei.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Cochabamba faz greve contra corte orçamentário
Próximo Texto: Venezuela: Chávez dá US$ 18 milhões para Danny Glover filmar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.