São Paulo, segunda-feira, 19 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

China começa luto de três dias e tocha pára

DA REDAÇÃO

A China fará três dias de luto a partir de hoje, em homenagem às vítimas do terremoto ocorrido na segunda-feira passada -até o fechamento desta edição, o número oficial de mortos estava em 32.477. Nesse período, os organizadores dos jogos olímpicos de Pequim suspenderão o trajeto da tocha.
Para as 14h28 (3h28 no horário de Brasília) de hoje, quando o terremoto completa uma semana, o governo chinês programou o toque de sirenes em todo o país, que vão anunciar três minutos de silêncio.
O presidente, Hu Jintao, visitou as áreas devastadas ontem e agradeceu a ajuda internacional. "Eu expresso gratidão de coração aos governos estrangeiros e aos amigos internacionais", disse à agência estatal de notícias Xinhua.
A estimativa é de que o número de mortos chegue a 50 mil. Mais de 10,6 mil pessoas ainda estão soterradas e outras 220 mil ficaram feridas.
"Em breve será muito tarde para encontrar sobreviventes", disse à agência Associated Presse Koji Fujiya, líder de uma equipe de resgate japonesa que trabalha em Beichuan.
Só três salvamentos foram divulgados ontem, incluindo o de uma mulher na cidade de Yingxiu que teve de ter os pés amputados para ser salva.
No sábado, os moradores de Sichuan, a região mais atingida pelos tremores, fugiram para as montanhas após rumores de que barreiras de contenção de um lago -formado por destroços que impediram a passagem das águas de um rio -poderiam se romper e provocar uma enchente. A notícia foi considerada um alarme falso.


Com agências internacionais

Texto Anterior: EUA: Senador Ted Kennedy passa bem após internação
Próximo Texto: Caracas afirma ter provas de invasão colombiana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.