São Paulo, quinta-feira, 19 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Brasileiros estão entre principais atingidos por lei

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM BRUXELAS

O endurecimento das normas contra imigração ilegal na Europa pode atingir especialmente os brasileiros. Atualmente, os nascidos no país estão em quarto lugar na tentativa de entrar ilegalmente na UE, atrás de iraquianos, chineses e turcos.
Os dados são da Agência de Controle de Fronteiras da União Européia (Frontex), com sede em Varsóvia.
No ano passado, 9.410 brasileiros foram inadmitidos nos aeroportos europeus. O Reino Unido foi o país que mais recusou admissão de brasileiros, seguido de Espanha, Portugal e França.
Com o euro fortalecido, mais brasileiros optaram por viver em algum país europeu. Ao longo de 2007, 17 mil brasileiros foram encontrados em situação irregular na UE. O maior número de casos foi identificado em Portugal, seguido por Espanha e Bélgica.
A procura pela Europa pode estar ligada ao declínio da busca pelos EUA como eldorado. A exigência de visto, a partir de outubro de 2005, a brasileiros que vão para o México -principal porta de entrada para os EUA- contribuiu para uma queda na tentativa de imigração ilegal ao país norte-americano.
Segundo dados da agência americana de fronteiras, em 2006, 1.460 brasileiros foram presos tentando cruzar ilegalmente as fronteiras americanas -contra 31.071 em 2005. (DR)


Texto Anterior: Europa endurece regras contra imigrantes ilegais
Próximo Texto: Brasil lamenta decisão européia, e sul-americanos elevam o tom
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.