São Paulo, sábado, 19 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE DE DARFUR

Sudão aceita restabelecer relações com vizinho Chade

DA FRANCE PRESSE

O presidente do Sudão, Omar Hassan al Bashir, aceitou retomar as relações diplomáticas com o Chade, informou ontem o governo do Senegal, que sedia contatos entre os dois países. A decisão foi tomada na quinta, após encontro em Dakar dos respectivos chanceleres.
Em nota, o Chade respondeu que vai "esperar e ver" a real intenção sudanesa.
O Sudão rompeu relações diplomáticas com o país vizinho em maio, após acusar o governo chadiano de estar por trás de um ataque de rebeldes de Darfur à sua capital, Cartum. Já o Chade atribui ao Sudão participação na tentativa de golpe de Estado sofrida em fevereiro.
As relações entre ambos deterioraram-se a partir de 2003, quando piorou a crise na região de Darfur, fazendo locais cruzarem a fronteira na direção do Chade. Os dois lados acusam-se mutuamente de patrocinar facções rivais envolvidas no conflito.
Na última segunda, o procurador do Tribunal Penal Internacional indiciou Bashir por genocídio e outros crimes cometidos na região de Darfur, tornando o sudanês o primeiro presidente acusado ainda em exercício.


Texto Anterior: Bush vê "horizonte" de retirada do Iraque
Próximo Texto: Sumiço: Caso Madeleine será fechado, diz "The Sun"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.