São Paulo, segunda-feira, 19 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Afegãos querem receber controle militar até 2014

DE SÃO PAULO

As forças de segurança do Afeganistão devem assumir o controle de operações militares em todas as Províncias do país até o final de 2014.
O prazo consta de um comunicado, obtido pelo jornal britânico "Independent", que será apresentado na Conferência Internacional sobre o Afeganistão, a ser realizada amanhã, em Cabul.
O documento, remetido anteontem a diplomatas, afirma que o presidente afegão, Hamid Karzai, anunciará, na conferência, cronograma para uma "transição baseada em condições e em fases".
"A comunidade internacional expressa apoio ao objetivo do presidente do Afeganistão de que as Forças Nacionais de Segurança Afegãs devem liderar e conduzir operações militares em todas as Províncias ao final de 2014", diz o texto acordado entre os participantes da conferência.
O texto é a primeira confirmação formal de que governos têm discutido um cronograma sobre a guerra afegã -que já dura nove anos e que registrou, em junho, o mês com mais mortes de soldados da Otan (aliança ocidental).


Texto Anterior: EUA usam verba para motivar Paquistão
Próximo Texto: Terror: Atentado duplo mata 48 no Iraque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.