São Paulo, segunda-feira, 19 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governador americano debate ajuda a imigrantes

Em busca da reeleição, democrata admite haver mais discriminação

Mesmo desapontados, brasileiros dizem que governador é uma das opções menos radicais para próximas eleições

DE WASHINGTON

De olho na reeleição em novembro, o governador de Massachusetts, Deval Patrick, organizou ontem um encontro com as comunidades brasileira e latina locais para discutir questões migratórias e o que veem como um surto do sentimento anti-ilegais no Estado.
No encontro, porém, ele teve de enfrentar expressões de desapontamento, especialmente depois de seu governo falhar em negociar a oferta de carteiras de habilitação para indocumentados -uma antiga demanda das comunidades.
"Acho que Patrick poderia ter feito muito mais pelos imigrantes", disse à Folha o brasileiro Carlos da Silva, ativista comunitário. Ainda assim, ele apoia o governador: "o sentimento anti-imigrante está crescendo muito, e os outros candidatos ao governo são bem mais radicais".
A americana Lydia Edwards, do Centro do Imigrante Brasileiro de Boston, concorda, mas ressalta que Patrick desconversa quando indagado sobre a reforma migratória e não condena, em termos tão duros, casos de abusos contra ilegais.
"Vemos um aumento nos casos de discriminação", afirmou. "O governador reconheceu a situação, mas apenas sugeriu recursos já usados pela comunidade." (AM)


Texto Anterior: Arizona tem milícia com inspiração neonazista
Próximo Texto: Opinião: Chore por nós, Argentina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.