São Paulo, domingo, 19 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seqüestradores de avião se rendem na Turquia

Passageiros conseguiram escapar da aeronave

DA REDAÇÃO

Dois homens que se identificaram como membros da rede terrorista Al Qaeda entregaram-se ontem à polícia da Turquia após terem mantido seqüestrado por quase cinco horas um avião da companhia aérea turca Atlas Jet.
A aeronave, que havia decolado à 1h15 (horário de Brasília) do aeroporto de Ercan, em Tympou, no norte do Chipre, com destino a Istambul, acabou fazendo um pouso de emergência no aeroporto de Anatólia, no sul da Turquia. Os seqüestradores exigiam que a aeronave se dirigisse à Teerã, mas o piloto alegou que o avião precisava de combustível para seguir até o Irã.
Segundo testemunhas, os seqüestradores asseguravam ter uma bomba. Eles foram identificados pela polícia turca como Mehmet Resat Ozlude, 27, de nacionalidade turca, e Mommen Abdul Aziz Talikh, 25, palestino com passaporte sírio.
No avião havia 136 passageiros e seis membros da tripulação. Eram mantidos como reféns quatro passageiros e duas aeromoças.
A maioria dos passageiros conseguiu escapar quando o avião pousou em Anatólia e os seqüestradores tiveram de abrir as portas de emergência para deixar o ar entrar. Os pilotos fugiram pelas janelas.
De acordo com o testemunho dos passageiros, os seqüestradores haviam anunciado serem da Al Qaeda e que sua intenção era protestar contra os EUA. Eles pediram às autoridades que enviassem novos pilotos, mas, com a fuga dos passageiros, acabaram se rendendo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Governo peruano aumenta segurança na região de Ica
Próximo Texto: Ásia: Enchentes adiam cúpula entre as Coréias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.