São Paulo, quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COREIA DO NORTE

Avião militar cai na China e mata suposto desertor norte-coreano

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - Um avião norte-coreano caiu no norte da China, perto da fronteira entre os dois países, matando seu piloto, que teria tentado desertar para a Rússia.
Segundo a agência de notícias chinesa Xinhua, o acidente ocorreu anteontem em Lagu, na Província de Liaoning, que fica a cerca de 150 km da divisa com a Coreia do Norte.
A agência não cita qual a origem da aeronave nem a nacionalidade do piloto.
No entanto, fotos postadas na internet aparentemente por um cidadão chinês mostram os destroços do avião, que traz a insígnia norte-coreana.
Especialistas afirmaram tratar-se de um Mig-15, caça de fabricação soviética usado na Guerra da Coreia (1950-1953).
A agência sul-coreana Yonhap diz que o avião pode ter ficado sem combustível após o piloto ter se perdido no caminho para a Rússia, que não tem acordos de repatriação com a Coreia do Norte.
O Ministério de Relações Exteriores da China disse não ter informações sobre o episódio. Pequim costuma não criticar abertamente ou embaraçar Pyongyang, e pode mostrar relutância em anunciar uma deserção norte-coreana.
Milhares de norte-coreanos se arriscam a deixar o país em direção à China, muitos em busca de asilo na Coreia do Sul. O país recebeu 18 milhões de norte-coreanos desde a guerra, de acordo com Seul.


Texto Anterior: Polêmica Nuclear: Irã critica ameaça militar, e aiatolá rejeita negociar com americanos
Próximo Texto: Minha História - Juan Carlos Cruz García, 42: Sob a mira da narcoguerra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.