São Paulo, quinta-feira, 19 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congresso divulga falhas pré-11 de setembro

DA ASSOCIATED PRESS

O Congresso dos EUA tornou público um relatório que demonstra falhas dos serviços de inteligência antes dos atentados de 11 de setembro.
Segundo o relatório, apresentado no primeiro dia de audiência para investigar o 11 de setembro, os serviços de inteligência possuíam muito mais informações sobre a possibilidade de terroristas utilizarem aviões para cometer atentados do que o governo americano havia tornado público.
Apesar de não estar claro se essas informações eram sinais da iminência dos atentados contra o World Trade Center e o Pentágono, o relatório do Congresso afirma que os serviços de inteligência não prestaram a devida atenção ao possível uso de aviões sequestrados para atingir prédios.
Os congressistas deixaram claro, porém, que, mesmo com as críticas, o objetivo das investigações não é culpar ninguém, e sim corrigir os erros para que não aconteçam novos atentados.
Foram citados vários exemplos de informações dos serviços de inteligência sobre o possível uso de aviões para ataques, datados desde 1994. Um mês antes dos atentados de 11 de setembro, foi recebida a informação de que o saudita Osama bin Laden poderia utilizar um avião para atingir a Embaixada dos EUA no Quênia.
Em agosto de 1998, a inteligência americana teve a informação de que "um grupo de árabes estava disposto a lançar um avião contra o WTC".


Texto Anterior: EUA enviam 800 soldados ao Djibuti
Próximo Texto: Opinião: Saddam não é o que preocupa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.