São Paulo, sábado, 19 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LUTO

Morre nos EUA o comentarista Irving Kristol

DO "NEW YORK TIMES"

O comentarista político americano Irving Kristol, considerado o padrinho do conservadorismo moderno e figura de destaque na revitalização do Partido Republicano no final dos anos 1960 e no começo dos 70, morreu ontem aos 89 anos de idade.
Segundo seu filho, William Kristol, editor da revista "The Weekly Standard", ele morreu devido a complicações causadas por um câncer de pulmão.
Kristol exerceu sua influência sobre gerações durante as seis décadas de sua longa carreira. Desde 1942, ele publicou, editou e escreveu para vários jornais e revistas de opinião.
Para ele, o neoconservadorismo, com sua ênfase nos valores e nas ideias, se tornou uma "parte integral" do Partido Republicano e um desafio para o liberalismo em si. Kristol acreditava que os políticos liberais possuíam uma filosofia destrutiva, que havia perdido o contato com as pessoas comuns.
Com essa visão, ele preparou o terreno para a Presidência de Ronald Reagan (1981-1989) e para anos de domínio conservador na política dos EUA.
Em 2002, Kristol recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta honraria concedida a civis americanos.


Texto Anterior: Argentinos são irracionais, diz presidenciável uruguaio
Próximo Texto: Em dia anti-Israel, Irã vive novos protestos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.