São Paulo, sábado, 19 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acusado de terror é internado um dia antes de depor

DA ASSOCIATED PRESS

A recém-nascida campanha do governo indonésio contra o terrorismo sofreu um golpe ontem, quando o clérigo muçulmano Abu Bakar Bashir, que seria interrogado pela polícia hoje, foi repentinamente internado em um hospital.
Após mais de um ano resistindo a pressões dos EUA e outros países para prender Bashir e reprimir o grupo Jemaah Islamiyah, o qual ele é acusado de liderar, a polícia intimou Bashir, 64, a depor. Ele seria interrogado sobre suas supostas ligações com a Al Qaeda e a respeito de sua possível participação em vários atos terroristas.
Com sua confiança habitual, Bashir, admirador assumido de Osama bin Laden, disse em Solo ontem que iria a Jacarta. Ele parecia saudável e afirmou que esperava ser preso.
Mas, pouco depois da entrevista, ele foi levado ao hospital.
"Ele está doente, está cansado", afirmou seu advogado, Mahendradatta. "Ele não vai a Jacarta amanhã."
Os advogados e colegas do clérigo forneceram explicações contraditórias a respeito do que havia de errado com a saúde Bashir.
Alguns disseram que ele estava cansado, outros que ele sofria de problemas cardíacos e outros ainda que ele tinha uma doença no pulmão.

Brasileiros
O comando do Exército divulgou nota ontem informando que o terceiro-sargento Marco Antônio Farias, 24, que estava em Bali no dia do atentado que matou mais de 180 pessoas, continua desaparecido.
O tenente Antônio Carlos da Silva Farias, pai de Farias, irá à sua procura nos próximos dias. Ele espera apenas ser concluído o processo para liberação do passaporte para ir à Indonésia.
Marco Antônio integrava o grupo de militares do 19º Batalhão de Infantaria de São Leopoldo que atua na força de paz de Timor Leste e estava no local do atentado a passeio.
O Itamaraty informou que o brasileiro Alexandre Wataki, que estaria morando em Bali, continua desaparecido.


Colaboraram a Agência Folha, em Porto Alegre, e a Sucursal de Brasília


Texto Anterior: Ásia: Segundo atentado nas Filipinas em dois dias mata três
Próximo Texto: Guerra Civil: Exército avança em bairro de Medellín
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.