São Paulo, terça-feira, 19 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NEGOCIAÇÃO

Irã diz aceitar diálogo sobre plano nuclear

DA REDAÇÃO

O Irã disse ontem que pode negociar com países europeus a suspensão de seu programa de enriquecimento de urânio, mas recusou-se a abrir mão do direito de desenvolver esse processo.
"Do ponto de vista tático, a discussão sobre a duração da suspensão [de atividades nucleares] é negociável", disse o principal negociador nuclear iraniano, Hasan Rowhani.
"Mas, se a discussão for sobre privar-nos de nosso direito legítimo [de manejar o ciclo nuclear], não é negociável. Nossa equipe de negociadores não está autorizada a discutir isso com ninguém."
Segundo o secretário-geral do Conselho Supremo de Segurança Nacional iraniano, qualquer suspensão seria por "curto período".
Reino Unido, França e Alemanha sinalizaram na última semana com a oferta de um pacote de incentivos econômicos ao Irã como forma de persuadir o país a abandonar o enriquecimento de urânio, processo usado para desenvolver armas nucleares.
A iniciativa pretende atenuar ainda a tensão com os EUA, que alegam que Teerã tem planos de construir armas atômicas.


Com agências internacionais

Texto Anterior: "Romeu e Julieta": Ex-soldado e iraquiana querem escrever livro
Próximo Texto: Diplomacia: Brasil terá Embaixada da Coréia do Norte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.