São Paulo, terça-feira, 19 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Brasil terá Embaixada da Coréia do Norte

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Coréia do Norte vai inaugurar em breve sua primeira embaixada no Brasil, segundo o Itamaraty. Os dois países só estabeleceram relações diplomáticas no primeiro semestre de 2001, depois de uma visita do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) a Seul (Coréia do Sul).
A Coréia do Norte é classificada pelos EUA como parte do ""eixo do mal". Os sul-coreanos atuaram na aproximação do Brasil e da Coréia do Norte. Seul considera estratégico que o seu vizinho comunista se integre à comunidade internacional.
Atualmente, o embaixador do Brasil em Pequim também representa o país na Coréia do Norte. O embaixador norte-coreano em Lima (Peru), por sua vez, representa seu país no Brasil.
Neste ano, duas missões diplomáticas já estiveram em Brasília para negociar a abertura da embaixada, que, segundo o Itamaraty, "acontecerá em breve".
Em Pequim, o "número 2" da Coréia do Norte afirmou ontem que Pyongyang ainda quer resolver pelo diálogo o impasse sobre seu programa nuclear. Os EUA querem o fim do programa.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Negociação: Irã diz aceitar diálogo sobre plano nuclear
Próximo Texto: Panorâmica - Religião: Igreja Anglicana quer desculpas por bispo gay
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.