São Paulo, domingo, 19 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE

Xiitas fazem passeata contra a presença dos EUA até 2011

DA REDAÇÃO

Cerca de 50 mil partidários do líder radical xiita Moqtada Sadr participaram ontem em Bagdá de passeata contra a suposta prorrogação, até 2011, da permanência dos EUA no Iraque.
O protesto, com slogans hostis aos americanos, tomou por base acordo em negociação entre o governo americano e as autoridades locais. Segundo fontes dos dois países, além de fixar a retirada, o acordo diz que o governo iraquiano não poderá processar militares americanos, exceto por abusos cometidos quando eles não estiverem em suas funções.
Existem hoje cerca de 144 mil militares americanos no Iraque, além de 8.000 militares de outras nacionalidades.
Sadr e seus seguidores querem a retirada imediata americana e qualificam de "um atentado à soberania do Iraque" a imunidade judicial oferecida aos militares estrangeiros. O acordo negociado será submetido ao Parlamento iraquiano, que poderá adotá-lo ou rejeitá-lo, sem poder, no entanto, fazer modificações ao texto.


Com agências internacionais


Texto Anterior: No meio da crise, política migratória some de debate
Próximo Texto: Brasileiros relatam ações na 4ª Frota
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.