São Paulo, segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EQUADOR

Correa anuncia revogação de patentes de medicamentos

DA REUTERS

O Equador vai revogar as patentes de produção de medicamentos e irá impor licenças obrigatórias que podem se estender aos setores agroquímico e de softwares, anunciou anteontem o presidente Rafael Correa.
"Vamos eliminar os direitos de patentes, vamos impor licenças compulsórias e baixar preços de muitos remédios", afirmou Correa.
Ele disse que entre hoje e amanhã expedirá decretos para eliminar as "patentes criminosas" que, segundo o presidente equatoriano, defendem os bolsos das grandes fabricantes multinacionais de medicamentos em detrimento da população que necessita dos produtos e não tem recursos.
"O conhecimento é um bem público. Os medicamentos para a saúde humana não podem ser considerados uma mercadoria", afirmou o presidente, durante seu programa semanal de rádio.
Correa se propõe a conduzir o país ao socialismo pleno, em um modelo inspirado no aplicado pelo presidente Hugo Chávez na Venezuela.


Texto Anterior: Colômbia: Uribe se diz em "encruzilhada da alma" sobre 3º mandato
Próximo Texto: Negociações sobre restituição de Zelaya recomeçam hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.