São Paulo, quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colômbia ataca Unasul por calar sobre Chávez

DA REDAÇÃO

O chanceler colombiano, Jaime Bermúdez, criticou ontem a Unasul (União de Nações Sul-Americanas), uma iniciativa impulsionada pelo Brasil, por não comentar a "retórica bélica" do presidente venezuelano, Hugo Chávez, contra Bogotá.
"É decepcionante que a Unasul, que procura precisamente no Conselho de Defesa a tranquilidade, a estabilidade e a paz na região, não tenha dito nada", queixou-se Bermúdez.
Chávez tem dito que a Venezuela deve se "preparar para a guerra" porque considera o pacto militar entre Colômbia e EUA uma "ameaça".
O colombiano pregou que as declarações de Chávez sejam discutidas no próximo encontro do Conselho de Defesa, com presença dos chanceleres, previsto para o dia 27 em Quito.

Uribe em Manaus
Apesar das críticas, Bermúdez confirmou que o presidente colombiano, Álvaro Uribe, irá a Manaus no dia 26 para participar da reunião de países da região amazônica, preparatória para a Convenção do Clima em Copenhague.
O encontro, proposto pelo Brasil, é visto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como oportunidade para que Uribe e Chávez, também convidado, tenham uma reunião privada para tratar da crise bilateral.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Brasil e Argentina reiteram não reconhecer pleito
Próximo Texto: Obama desiste de prazo para Guantánamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.