São Paulo, quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

HIDRELÉTRICA

BNDES vence disputa com estatal do Equador em corte internacional

Em decisão final e sem chance de recurso, a Câmara de Comércio Internacional, com sede em Paris, deu ganho ao BNDES na disputa entre o banco e a estatal equatoriana Hidropastaza sobre o financiamento para a construção da Central Hidrelétrica San Francisco, no Equador.
A discussão afetou a relação entre os dois países em 2008, e o Brasil chegou a retirar seu embaixador em Quito por dois meses após o presidente Rafael Correa ameaçar não pagar uma parte da dívida com o banco de fomento brasileiro.
A crise teve início depois que a usina teve suas operações interrompidas um ano após a inauguração.
O Equador culpou a Odebrecht pelos problemas e a expulsou do país em 2008.
No mesmo ano, a empreiteira brasileira atribuiu as falhas à erupção de um vulcão que, ao lançar dejetos na água, teria ocasionado defeitos em turbinas e num túnel da usina.
A hidrelétrica contou com financiamento de US$ 243 milhões (R$ 406 milhões) do BNDES e o contrato previa que ao menos 60% dos insumos deveriam ser gastos no Brasil.


Texto Anterior: Projeto quer mapear maior favela da África
Próximo Texto: Arizona: Câmera flagrou ataque a deputada democrata nos EUA
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.