UOL


São Paulo, quinta-feira, 20 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embaixadora pede "entendimento"

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

A embaixadora dos EUA no Brasil, Donna Hrinak, afirmou ontem em Recife (PE) que o seu país não tinha outra opção, a não ser a guerra, para desarmar o ditador iraquiano, Saddam Hussein.
"Saddam é uma ameaça para o mundo, é o que dizem as resoluções da ONU", afirmou ela. "Após 12 anos sem sucesso para desarmá-lo, que outra opção temos?"
Hrinak pediu compreensão ao comentar críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao ultimato dado a Saddam Hussein pelo presidente dos EUA, George W. Bush. Para Lula, o ato foi unilateral e sem legitimidade internacional. "O que pedimos aos aliados e países amigos é entendimento".
Segundo ela, 17 resoluções da ONU aprovadas após a Guerra do Golfo (1991) confirmariam que o ditador representa uma "ameaça" e que seria "preciso desarmá-lo". (FÁBIO GUIBU)


Texto Anterior: Grampos agravam tensão na UE
Próximo Texto: Lula irá à TV para explicar oposição a conflito
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.