São Paulo, domingo, 20 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Egípcios fazem fila para votar reforma constitucional

Potencial futuro candidato a presidente, ElBaradei é hostilizado e impedido de votar

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os egípcios foram em massa às urnas ontem decidir se aprovam as emendas constitucionais propostas pelo governo militar que pretende liderar a transição do país à democracia.
O processo começou há mais de um mês, quando o ditador do Egito, Hosni Mubarak, que governava havia 30 anos, foi deposto por grandes protestos realizados principalmente na praça Tahrir, no Cairo.
Mais de 45 milhões de cidadãos estão aptos a votar em cerca de 54 mil seções eleitorais, segundo os organizadores. Houve longas filas, que duraram horas.
Na cédula, os eleitores escolhem entre "sim" ou "não" para o pacote inteiro de emendas. Entre elas estão a que impõe ao presidente um limite de dois mandatos de quatro anos cada um e um prazo de até 60 dias após a posse para a escolha do vice.
Há ainda referências à obrigatoriedade de supervisão judicial nas eleições e de aprovação de parlamentares para qualquer declaração de estado de emergência.
"Nunca tinha visto tantos eleitores. Finalmente, o povo egípcio percebeu que o seu voto têm importância", disse o vice-premiê Yahya al Gamal, após votar.
Se o pacote for aprovado, a eleição poderá ocorrer já nos próximos meses ou no começo do ano que vem.
Para os críticos, o curto prazo dá vantagem ao partido de Mubarak e à Irmandade Muçulmana, os dois mais organizados grupos políticos do país.
Os resultados sairiam entre a noite de ontem e hoje.

HOSTILIZADO
O Exército informou que colocaria 37 mil homens nas ruas, para assegurar a tranquilidade na votação.
Mesmo assim, segundo a agência de notícias Reuters, um grupo hostilizou e impediu o Nobel da Paz e candidato potencial a presidente Mohamed ElBaradei de votar.
Ele foi cercado sob gritos de "não o queremos, não o queremos" logo após entrar na fila para votar. Na saída, seu carro teve os vidros quebrados por pedradas.


Texto Anterior: Opinião: e cima, discernimento entre quem é aliado e quem é inimigo é inviável
Próximo Texto: Rubens Ricupero: Decepção na estreia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.