São Paulo, domingo, 20 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Comboio do Itamaraty retira mais dez brasileiros da região

DO ENVIADO A TÓQUIO

Um comboio organizado pelo Itamaraty retirou ontem mais dez brasileiros que estavam nas áreas mais atingidas pelo terremoto seguido de tsunami que devastou o nordeste do Japão.
Outros cinco brasileiros que haviam solicitado ajuda decidiram na última hora ficar na região de Sendai, por motivos familiares e por avaliar que a situação vem melhorando. Ainda vieram no comboio três peruanos -o Peru também tem milhares de imigrantes ao país- e um japonês.
O comboio se dividiu em dois grupos.
Na região de Sendai, integrantes da comitiva visitaram abrigos, onde caminharam com a bandeira do Brasil para tentar localizar outros brasileiros, sem resultado.
Ao todo, participaram dois micro-ônibus, caminhão para as bagagens e uma van. Todas as despesas foram pagas pelo governo brasileiro.
Esse é o segundo comboio organizado para retirar brasileiros da área de Sendai.
No primeiro, realizado na quarta-feira passada, 27 brasileiros foram levados até a região metropolitana de Tóquio. Naquela ocasião, 13 desistiram, alguns porque achavam que a operação incluía o translado até o Brasil.
O governo brasileiro tem seguido a orientação do governo japonês, segundo a qual apenas as pessoas a 20 km da usina nuclear de Fukushima 1 têm de ser retiradas. Tóquio orienta ainda que as pessoas permaneçam dentro de casa num raio entre 20 km e 30 km.
Outros países, como Estados Unidos, China e Coreia do Sul, têm incentivado a saída do Japão. (FM)



Texto Anterior: Japão detecta radiação em alimentos
Próximo Texto: Opinião: Expandir reatores nucleares não é uma solução, mas fonte de problemas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.