São Paulo, quarta-feira, 20 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo pontífice visitou o Rio em 1990 e fez palestra para cardeais

JANAINA LAGE
DA FOLHA ONLINE, NO RIO

O novo papa, Joseph Ratzinger, já visitou o Brasil. Ele esteve hospedado na Residência Assunção, da Arquidiocese do Rio, onde reside d. Eugênio Salles, arcebispo emérito do Rio de Janeiro. A visita ocorreu em 1990, quando participou de um encontro de atualização para os bispos brasileiros.
Segundo a professora Maria Cristina Sá, funcionária da Arquidiocese e consultora do Pontifício Conselho da Família, o tema da palestra de Ratzinger foi a função do munus (missão específica) papal na igreja do mundo de hoje.
O novo papa ficou hospedado na residência de d. Eugênio, no Sumaré, zona norte do Rio. A casa fica em um bairro isolado. Da residência é possível ver praticamente toda a cidade. Próximo fica o morro do Turano (Tijuca).
Assim como o papa João Paulo 2º, Ratzinger mantém laços de amizade com o cardeal brasileiro. A visita durou dez dias. Nesse período, o novo papa conheceu pontos turísticos da cidade como o Corcovado e a orla carioca. Ele chegou a se encontrar com o rabino Henry Sobel.
Ratzinger desembarcou no Rio em 22 de julho. Em entrevistas, criticou as teologias que se inspiravam no marxismo. O curso teológico foi marcado principalmente pela presença de representantes conservadores da igreja.
Sobre o novo papa, Sá afirmou que Ratzinger é uma pessoa de "fala mansa e doce, embora mantenha posições firmes". Tímido e discreto, o cardeal teceu elogios à beleza da cidade em sua estadia.


Texto Anterior: Vai continuar a era do inverno, afirma Boff
Próximo Texto: Repercussão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.