São Paulo, terça-feira, 20 de abril de 2010

Texto Anterior | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

5 ANOS DE BENTO 16

Papa afirma que Igreja Católica é "pecadora ferida"

DA REDAÇÃO

Em um almoço privado com 46 cardeais ontem no Vaticano para celebrar o quinto aniversário do seu pontificado, o papa Bento 16 disse que a Igreja Católica é uma "pecadora ferida" e agradeceu aos presentes o apoio recebido em meio à crise motivada por suposto acobertamento de casos de pedofilia.
O pontífice, que completou 83 anos na última sexta, evocou uma passagem do Santo Agostinho para dizer que a igreja se encontra atualmente entre "as perseguições do mundo e o consolo de Deus", segundo o relato do "L'Osservatore Romano", o jornal oficial do Vaticano.
"O papa não se sente sozinho. Ele sente ter todos os cardeais ao seu lado, dividindo aflições e consolos", disse aos cardeais Bento 16, que não citou diretamente as acusações de abuso que têm vindo à tona neste ano -em alguns casos, envolvendo o próprio papa, ainda como cardeal Ratzinger- nem fez declarações ao público.
Na véspera, Bento 16 havia chorado ao se reunir com oito vítimas de abusos sexuais por sacerdotes em visita de dois dias a Malta. O papa prometeu fazer "tudo que está ao seu alcance" para levar os responsáveis a julgamento.
O gesto foi o mais direto do pontífice desde a eclosão da crise para amenizar as críticas sobre suposto acobertamento pelo Vaticano de padres acusados de abuso. Antes, Bento 16 havia dirigido uma carta aos fiéis irlandeses e dito que a igreja deve "penitência" pelos seus pecados.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Iraque: Ação conjunta mata líderes da Al Qaeda no país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.