São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LÍBANO

Brasileira morre em confronto de facções

TARIQ SALEH
DE BEIRUTE

Autoridades libanesas informaram ontem que a professora brasileira Samira Mahmoud Mazloum foi morta na terça-feira em confrontos entre o grupo oposicionista Hizbullah e facções governistas no Vale do Bekaa, no leste do Líbano.
Segundo a família, Mazloum foi até a sacada de seu apartamento quando violentos combates eclodiram nas imediações. "Ela foi ver o que se passava e acabou atingida por um tiro", relatou o primo da vítima, Abdo Nadi, também brasileiro.
A professora era natural de Guarulhos (SP) e tinha quatro filhos, dois dos quais ainda moram no Brasil. "Foi uma tragédia, ela não tinha nada a ver com as brigas políticas", afirmou Nadi.
Além da brasileira, outras duas pessoas foram mortas e quatro ficaram feridas. Segundo moradores, os tiros vieram de militantes da oposição.
O Líbano vem enfrentando uma delicada situação de segurança, apesar da assinatura no mês passado de um acordo que pôs fim a meses de violentos conflitos entre facções étnico-religiosas e permitiu a eleição de Michel Suleiman ao cargo de presidente, que estava vago desde novembro do ano passado.
A tensão vem crescendo pois as facções não conseguem um acordo sobre a formação de um governo de unidade nacional.


Texto Anterior: Obama rejeita financiamento público, e rivais o acusam de não ter palavra
Próximo Texto: Zimbábue: Violência piora, e governos africanos condenam eleição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.