São Paulo, sábado, 20 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Pela terceira vez em 25 anos, Prefeitura de Nova York tenta vender cemitério

DE NOVA YORK

Vende-se terreno em Nova York com área equivalente a seis campos de futebol. A proprietária é a Prefeitura de Nova York, que tenta se desfazer do cemitério de Canarsie, no Brooklyn, pela terceira vez nos últimos 25 anos.
O porta-voz do Departamento de Serviços Administrativos da Cidade, Mark Daly, afirmou à Folha que desta vez há chance de o negócio finalmente sair das mãos da prefeitura.
"Há quatro interessados, e recebemos diversas visitas. Das outras vezes houve falta de interesse por parte dos investidores ou os interessados não se qualificaram para o processo de compra." O departamento receberá propostas até o fim do mês.
O cemitério tem aura histórica. Diversos veteranos da Guerra Civil (1861-1865) foram enterrados lá. O memorial aos veteranos é repleto de bandeiras dos EUA. As lápides têm desenhos de espadas, rifles e canhões.
Daly não divulga o valor esperado de venda, mas o processo de qualificação para a compra do cemitério é dos mais rigorosos.
Entre as exigências os interessados precisam operar de acordo com a jurisdição da Divisão de Cemitérios do Estado de Nova York e concordar em manter o local disponível para pessoas de todas as raças, crenças e etnias. É vedada a construção de edificações com mais de 6,1 m de altura, para não descaracterizar o local.
O novo dono precisa de aprovação do prefeito, Michael Bloomberg, do conselho da cidade, do conselho de cemitérios do Estado de Nova York e de um juiz da Suprema Corte do Estado.
Indagado sobre a viabilidade de negociar um terreno grande, com perfil específico de comprador em meio ao mau momento do mercado imobiliário, Daly diz que a prefeitura não quer lucro.
A meta é transferir a gestão do cemitério para uma entidade sem fins lucrativos. A maioria dos cemitérios nova-iorquinos é administrada por igrejas, sinagogas e associações privadas.0 (JL)


Texto Anterior: Bush critica sucessor; Casa Branca rebate
Próximo Texto: Polícia investigará parlamentares britânicos por desvio de verbas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.