São Paulo, sábado, 20 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bush critica sucessor; Casa Branca rebate

DE NOVA YORK

O ex-presidente americano George W. Bush fez ontem críticas ao governo do sucessor Barack Obama, especialmente em assuntos ligados à política econômica, segurança nacional e reforma do sistema de saúde.
Segundo o jornal "Washington Times", Bush, em discurso a portas fechadas para executivos em Erin, na Pensilvânia, criticou a interferência do Estado na economia. "Sei que será o setor privado que levará este país a sair da atual crise econômica que enfrentamos. Você pode gastar seu dinheiro melhor do que o governo pode gastar o seu dinheiro."
Sobre as mudanças no sistema de saúde foi enfático: "Existem muitas formas de remediar a situação sem nacionalizar o sistema de saúde".
Indagado se Obama estaria adotando políticas socialistas, Bush se limitou a responder: "Veremos". Uma das principais críticas do ex-presidente foi em relação à decisão de fechar a prisão de Guantánamo, criada para deter os prisioneiros da chamada "guerra ao terror". Segundo Bush, terapia não vai mudar a mentalidade dos terroristas.
Questionado sobre os comentários, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs afirmou: "Nós vencemos". Sobre a política econômica afirmou: "O presidente Obama acredita que o livre mercado é o que governa nossos princípios econômicos e pretende sair dos negócios de bancos e montadoras". (JL)


Texto Anterior: Obama se compromete com ampla reforma migratória
Próximo Texto: Foco: Pela terceira vez em 25 anos, Prefeitura de Nova York tenta vender cemitério
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.