São Paulo, segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uribe e Amorim fazem visita a Alan García

DA REDAÇÃO

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, e o chanceler brasileiro, Celso Amorim, visitaram ontem o Peru para prestar solidariedade às vítimas do terremoto. Em Pisco, Uribe disse que a reconstrução, prometida por seu anfitrião, o presidente Alan García, "deixará a cidade melhor do que estava". Pisco teve 85% das moradias destruídas pelo terremoto de 8 graus na escala Richter que atingiu o sul do país no último dia 15.
Os habitantes da cidade continuam sofrendo com o desabastecimento, apesar do fluxo de ajuda internacional -que, segundo autoridades peruanas, foi de US$ 10 milhões só entre sexta e sábado. Pessoas caminham nas ruas com máscaras devido ao odor dos corpos em decomposição ainda não recolhidos.
Mais de 500 pessoas morreram em conseqüência do tremor.
Apesar do aumento das forças de segurança em Pisco, que contam com 1.200 homens, a situação ainda é crítica. Um grupo de especialistas em resgate, enviados por uma ONG espanhola, diz ter presenciado um tiroteio na noite de sábado. "Ficamos deitados no chão 10 ou 15 minutos", conta o chefe da delegação, Pedro Frutos.


Texto Anterior: Governo peruano não sabe agir, diz analista
Próximo Texto: Atropelamento reacende hostilidade a Kirchner
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.