São Paulo, sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desabrigados no Paquistão já são 4,6 mi

ONU convoca sessão extraordinária para pedir liberação imediata de repasses ao país

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

No dia em que a ONU convocou uma sessão extraordinária para estimular a ajuda humanitária ao Paquistão, o número de desabrigados pelas enchentes no país chegou a 4,6 milhões, segundo a agência de coordenação de assuntos humanitários das Nações Unidas.
A estatística anterior de desabrigados era de 2 milhões de pessoas. Dados do governo paquistanês estimam em 1.500 os mortos pela tragédia e em 20 milhões os afetados.
As chuvas que atingem o Paquistão há três semanas afetam um quinto do território do país, especialmente o noroeste, zona pobre e próxima à fronteira com o Afeganistão, reduto do Taleban.
Ainda que parte dos desalojados já tenha recebido ajuda internacional, um grande número de pessoas continua desamparado em acampamentos ou estradas, à mercê de epidemias de cólera ou de febre tifoide.
Na semana passada, a ONU havia pedido o equivalente a R$ 808 milhões de ajuda para evitar que a falta de alimentos e as doenças provoquem uma segunda onda de mortes.
O secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, anunciou no início da sessão de ontem que a soma fora conseguida. Mas acrescentou que o dinheiro precisava ser liberado imediatamente.
Ban comparou a catástrofe a um "lento tsunami", cujo "poder de destruição aumentará com o tempo", e disse que ela será um teste para a solidariedade internacional.
Durante a sessão, o ministro paquistanês das Relações Exteriores, Shah Mehmood Qureshi, estimou os prejuízos causados pelas enchentes em US$ 43 bilhões.


Texto Anterior: Organismos criticam ação francesa
Próximo Texto: Atentado mata 7 em tensa região da China
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.