São Paulo, terça-feira, 20 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presos, britânicos são libertados por 10 tanques

DA REDAÇÃO

Tropas do Reino Unido usaram ontem cerca de dez tanques para derrubar as paredes de uma prisão em Basra, no Iraque, e libertar dois soldados britânicos presos. Outros três militares do país europeu ficaram feridos na ação.
Antes, na cidade, uma multidão havia atacado um veículo blindado britânico com pedras e coquetéis Molotov, após forças iraquianas prenderam dois soldados britânicos, supostamente secretos e vestidos à paisana, acusados de terem disparado contra dois policiais iraquianos. Ao menos quatro civis morreram no episódio.
Outros 150 presos se aproveitaram da ação britânica e fugiram, segundo autoridades iraquianas.
Mohammed al Waili, governador da Província, qualificou a atuação das tropas de "bárbara, selvagem e irresponsável". "Uma força britânica de mais de dez tanques auxiliados por helicópteros atacou a prisão e a destruiu. Esse é um ato irresponsável."
O Ministério da Defesa do Reino Unido negou, porém, essa versão, e afirmou que a libertação dos soldados foi negociada.

Outros incidentes
Dois atentados suicidas provocaram ontem a morte de dez pessoas numa peregrinação xiita com cerca de 3 milhões de pessoas a Kerbala. Em outros incidentes, ao menos 24 civis e policiais foram mortos pela insurgência.
Já um sobrinho de Saddam Hussein, Ayman Sabawi, foi condenado por corte de Bagdá à prisão perpétua por financiamento da insurgência e fabricação de bombas, no primeiro julgamento de um familiar do ex-ditador.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Iraque sob tutela: US$ 1 bilhão some de Ministério da Defesa iraquiano
Próximo Texto: Tragédia nos EUA: Retorno a Nova Orleans é suspenso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.