São Paulo, domingo, 20 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

IRLANDA DO NORTE

Líderes presos do Real IRA anunciam que o grupo irá se desfazer
O Real IRA, facção dissidente do IRA (Exército Republicano Irlandês), irá se desfazer, segundo comunicado enviado ao jornal "Sunday Independent", de Dublin, por membros da organização que estão presos. Entre eles está o fundador do grupo, Michael McKevitt.
O Real IRA foi formado em 1997 por dissidentes do IRA que eram contrários ao cessar-fogo estabelecido na época. O grupo foi responsável pela explosão de um carro-bomba em Omagh, em 1998, que matou 29 pessoas e feriu mais de 330. Os prisioneiros afirmaram ainda que o ataque "prejudicou de forma irreparável a luta republicana irlandesa a curto e médio prazos".
O anúncio ocorreu horas depois de o IRA ter rejeitado pedido para deixar as armas feito pelo primeiro-ministro britânico, Tony Blair.
Aparentemente indicando uma divisão dentro do Real IRA, a declaração também acusou as lideranças que se encontram em liberdade de "confraternizar com criminosos".



Texto Anterior: Número de moradores de rua bate recorde
Próximo Texto: Moscou: Atentado deixa 7 feridos diante de McDonald's
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.