UOL


São Paulo, sábado, 20 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA AO TERROR

Marinha apreende no golfo Pérsico embarcação com haxixe

EUA acusam Al Qaeda de tráfico

DA REDAÇÃO

Um navio de guerra americano apreendeu nesta semana duas toneladas de haxixe numa pequena embarcação no golfo Pérsico, no que se suspeita tenha sido uma operação de tráfico da rede terrorista Al Qaeda, segundo divulgou ontem a Marinha dos EUA.
"Uma investigação preliminar descobriu laços claros entre a operação de tráfico e a Al Qaeda", afirmou a Marinha num comunicado. Com a captura de Saddam Hussein, Osama bin Laden, que comanda a Al Qaeda e assumiu os atentados do 11 de Setembro, é hoje o principal alvo dos EUA.
O destróier USS Decatur abordou a embarcação suspeita na última segunda-feira, perto do estreito de Hormuz, no golfo Pérsico. "Nenhum tiro foi disparado durante a missão de interceptação", afirmou em Dubai (Emirados Árabes Unidos) o porta-voz da 5ª Esquadra dos EUA, o comandante James Graybeal.
O militar não quis dizer o local exato em que a embarcação foi abordada e a origem e o destino dela. "A mesma rota já foi usada antes pela Al Qaeda", afirmou.
O Irã e o golfo Pérsico são as principais rotas de drogas provenientes do Afeganistão, um grande produtor de haxixe e ópio, em direção aos mercados europeus e de países árabes da região.
Segundo o comunicado da Marinha, os 12 tripulantes foram detidos e levados para o destróier, além de marinheiros americanos terem assumido o controle da embarcação. "As rotas de tráfico são usadas pela Al Qaeda, e quatro dos tripulantes são suspeitos de ligação com a organização."
A Marinha informou que o haxixe está em sacos de 32 kg e possui um valor de mercado de até US$ 10 milhões.
O destróier estava realizando operações avançadas de interceptação marítima no golfo Pérsico e em áreas próximas, com o objetivo de evitar o deslocamento de terroristas e traficantes.
A embarcação que transportava o haxixe também não possuía a documentação apropriada para navegar. O destino dos detidos ainda não havia sido definido.


Com agências internacionais

Texto Anterior: EUA: Torre mais alta do mundo substituirá WTC
Próximo Texto: Número dois do grupo ameaça EUA e aliados
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.