UOL


São Paulo, sábado, 20 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

Batizada de Torre da Liberdade, a construção, que deverá ser concluída até 2008, terá 533 metros e custará US$ 12 bi

Torre mais alta do mundo substituirá WTC

DE NOVA YORK

Uma torre de 533 metros de altura será construída no local onde ficava o World Trade Center. Com o nome de Torre da Liberdade, o novo edifício deverá ser o prédio comercial mais alto do mundo.
Atualmente, a Malásia abriga o prédio comercial ocupado mais alto do mundo, com um total de 452 metros de altura. As torres do World Trade Center tinham 411 metros.
O projeto de substituição das torres gêmeas destruídas nos ataques de 11 de setembro de 2001, em Nova York, foi apresentado ontem. De acordo com o design, o topo da torre terá uma estrutura espiral que remete à forma da tocha da Estátua da Liberdade. O topo da construção também abrigará restaurantes e um mirante aberto para o público.
A torre faz parte de um complexo de seis prédios de escritórios e de um memorial para as vítimas dos atentados terroristas. A Torre da Liberdade deve estar pronta para ocupação até o ano de 2008.
O custo das obras do complexo está estimado em aproximadamente US$ 12 bilhões.
O anúncio da construção da nova torre põe fim a meses de desentendimentos entre Daniel Libeskind e David Childs, os dois arquitetos envolvidos no projeto.
O alemão Libeskind foi o vencedor de um concurso internacional para escolher o projeto de substituição das torres. Escolhido pela empresa proprietária do terreno do World Trade Center, Childs, porém, apresentou uma outra concepção arquitetônica para a torre.
Diante do impasse, o governador do Estado de Nova York, o republicano George Pataki, pediu que os dois trabalhassem em conjunto para não atrasar o cronograma das obras.
O governador pretende que a torre comece a ser construída antes da Convenção Nacional do partido Republicano. O evento acontecerá em setembro o ano que vem.
O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse que a torre vai restaurar uma parte importante da linha dos arranha-céus da cidade, perdida depois dos ataques. "É um grande dia não apenas para Nova York, mas também para os Estados Unidos", disse Bloomberg.
Além da preocupação estética, a segurança é um dos elementos principais do projeto. A instalação de filtros de ar contra contaminação química, de aparatos tecnológicos de proteção contra emergências e de escadas especiais para a entrada de bombeiros está prevista. Os arquitetos disseram que a torre deve ser a mais segura do mundo.


Texto Anterior: Venezuela: Oposição entrega assinaturas para referendo anti-Chávez
Próximo Texto: Guerra ao terror: EUA acusam Al Qaeda de tráfico
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.