São Paulo, sábado, 20 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROPA

Rússia faz oferta aos EUA para barrar escudo antimísseis

DA REDAÇÃO

A Rússia prometeu ontem suspender alguns programas de armas estratégicas se os EUA engavetarem o controverso plano de escudo antimísseis que pretendem instalar no Leste Europeu.
"Se os EUA abrirem mão [do sistema antimísseis], então vamos responder adequadamente", disse o general Nikolai Solovtsov, chefe do arsenal de mísseis estratégicos de Moscou.
O general não detalhou a oferta, mas ele já havia mencionado a possibilidade de Moscou suspender a modernização de suas ogivas nucleares -muitas das quais datam da época soviética- e o desenvolvimento de novos mísseis convencionais.
A Rússia ameaçou anteriormente instalar mísseis no encrave de Kaliningrado, no mar Báltico, se os EUA construíssem o escudo.
O plano americano prevê a instalação de mísseis interceptadores na Polônia e de um radar na República Tcheca -dois ex-satélites soviéticos hoje aliados à Casa Branca- sob o argumento de que o sistema servirá de proteção contra eventuais disparos de mísseis de longo alcance do Irã. Moscou vê o projeto como uma ameaça.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Morre aos 95 Garganta Profunda, o algoz de Nixon
Próximo Texto: Lula pede a Obama que ouça oferta de Raúl sobre presos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.