São Paulo, segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chávez volta a criticar Uribe; colombiano vai à Europa

DA REDAÇÃO

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltou a atacar verbalmente ontem o colega colombiano, Álvaro Uribe, a quem chamou de covarde, "peão de Washington" e melhor como chefe da Máfia do que como presidente. Chávez ainda criticou Uribe por se reunir com o "czar antidrogas" dos EUA John P. Walters, que disse recentemente que o venezuelano facilita o narcotráfico.
Desde que Chávez foi excluído pelo colombiano da mediação com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) para a troca de reféns políticos por guerrilheiros presos, em novembro, as relações entre os dois países estão tensas.
Em seu programa de rádio de ontem, Chávez leu o que disse ser uma carta de oito reféns das Farc enviada a ele junto com "provas de vida" dos seqüestrados. Na mensagem, eles agradecem ao presidente e pedem que ele continue a pressionar pela libertação de reféns.
Uribe, que já disse que Chávez não voltará à negociação, chegou ontem à França, em giro que incluirá Espanha e Suíça. Os três países devem ser restabelecidos como mediadores da troca humanitária de reféns por guerrilheiros. Chávez será recebido hoje pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, que faz pressão pela soltura da refém franco-colombiana Ingrid Betancourt.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Morales avança em política indígena, mas interação ainda é problema
Próximo Texto: Bolívia no Brasil: O segundo aniversário de governo de Morales foi celebrado com festa na praça Kantuta, em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.