São Paulo, quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOLÍVIA

Governo rejeita imposição dos EUA sobre Irã

DA REDAÇÃO

O governo da Bolívia declarou ontem que não aceitará a imposição dos Estados Unidos, de que para prorrogar a Lei de Promoção Comercial Andina e Erradicação de Drogas (ATPDEA) o país recuse um acordo com o Irã para instalar um canal de televisão na Bolívia.
"Não vamos aceitar condições, é preciso respeitar a soberania e temos que construir relações com respeito e não com intromissão", afirmou o chanceler boliviano David Choquehuanca.
O ministro respondia à advertência feita por congressistas americanos, que conversaram com o presidente Evo Morales na terça-feira. Eles afirmaram que um possível acordo da Bolívia com o Irã poderia levar o Congresso dos EUA a não renovar a atual ATPDEA, que perde a validade no fim de mês.
A ATPDEA permite que produtos de Bolívia, Equador, Colômbia e Peru entrem nos Estados Unidos sem pagar impostos, para recompensar os países andinos por combaterem o narcotráfico.
Ainda ontem, o governo da Bolívia também anunciou a suspensão das bolsas para militares bolivianos em institutos dos EUA, em cursos sobre segurança e política.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Brasil quer dialogar com todos no Oriente Médio
Próximo Texto: África: Bush diz não concorrer com a China na economia africana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.