São Paulo, sábado, 21 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Índice

EUA

Jornal nova-iorquino pede desculpas por charge polêmica

DE NOVA YORK

Após protestos pelo país, o tabloide "New York Post" pediu desculpas em nota na noite de anteontem aos que "se sentiram ofendidos" por uma charge percebida por críticos como um paralelo entre o presidente Barack Obama e um chimpanzé.
O desenho, publicado na quarta-feira, mostra dois policiais matando um chimpanzé enquanto um deles diz: "Agora vão ter de encontrar outra pessoa para escrever a lei de estímulo".
A intenção da charge foi "fazer piada com uma lei de estímulo federal mal elaborada, ponto final", disse o jornal. "Mas foi interpretada como outra coisa -uma caracterização do presidente Obama e uma expressão mal disfarçada de racismo. Não foi nossa intenção."
Dois dias antes da publicação, um chimpanzé de estimação atacara uma mulher em Connecticut. O caso foi amplamente divulgado nos EUA e supostamente serviu de inspiração ao desenho.
O tabloide disse que "não oferece nenhuma desculpa" a membros da mídia e do público que "veem o incidente como chance de vingança".


Texto Anterior: Guerra sem limites: EUA se dizem abertos a acordo entre Afeganistão e Taleban
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.