São Paulo, segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CHINA

Convocação on-line atrai mais policiais que manifestantes

DE PEQUIM - Uma convocação anônima de protestos pela internet em favor de uma "revolução de jasmim" atraiu poucas pessoas, mas ainda assim provocou a prisão de dezenas de ativistas políticos na China.
O chamado anônimo começou num site americano escrito em mandarim e logo apareceu no Twitter, cujo acesso está bloqueado na China.
Rapidamente, buscas com a palavra "jasmim" foram censuradas na internet chinesa, que ainda eliminou menções aos protestos nos sites de discussão do país.
Das 13 cidades onde foram marcados pontos de encontro às 14h de ontem, houve manifestantes apenas em Pequim e em Xangai. Mas em ambos os casos apareceram em número reduzido e foram superados pelo contingente policial.
Segundo o Centro Internacional para Direitos Humanos e Democracia, de Hong Kong, mais de cem ativistas foram detidos ou deixados em prisão domiciliar antes dos protestos. Em Xangai, três foram presos.


Texto Anterior: Pedidos por mudanças chegam ao Marrocos
Próximo Texto: Bahrein: Oposição se reúne para organizar reivindicações
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.