São Paulo, Domingo, 21 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVO MILÊNIO
Campanhas estimulam casais a conceber, nas próximas 4 semanas, bebês que poderão nascer em 1º de janeiro
Virada do ano 2000 pode ter "baby boom"

OTÁVIO DIAS
da Reportagem Local

A virada do ano 2000 poderá assistir a um "baby boom" se surtirem efeito campanhas lançadas em diversas partes do mundo, com o objetivo de estimular casais a tentar conceber o "bebê do milênio".
O terceiro milênio só começa em 2001, mas a virada do ano 2000 ganhou significado simbólico e será comemorada em todo o planeta.
As campanhas devem se intensificar nas próximas quatro semanas, durante as quais os bebês do milênio -com data de nascimento em 1º de janeiro de 2000- serão concebidos.
A cidade norueguesa de Otta, por exemplo, a cerca de 400 km ao norte de Oslo (capital), está organizando uma feira erótica, entre 27 e 30 de março e 9 e 11 de abril, considerados, pelos agentes de saúde locais, como os períodos mais propícios para gerar o bebê do milênio .
Com apenas 6.500 habitantes e a população diminuindo nos últimos anos, a comunidade se juntou para realizar o evento.
"A maior parte dos jovens de Otta vai para as grandes cidades. Em consequência, nossa população está envelhecendo e temos dificuldade em ter novos bebês", disse a organizadora do evento, Raqel Dyrhaug, em entrevista por telefone à Folha.
"Essa é uma boa data para estimular os casais a ter filhos. Além disso, é claro, queremos ter o bebê do milênio."
Raqel calcula haver, em Otta, cerca de mil casais em condições de participar da "corrida pelo bebê". As exigências são: viverem na região, terem ambos mais de 20 anos, serem casados ou terem um contrato de parceria.
A feira começa no dia 27, com performances no centro da cidade. No dia 28, o cinema local exibirá um filme erótico aos participantes. "É um filme erótico, não pornográfico", explica a organizadora.
No dia 29, o hotel Norlandia Otta, o maior da cidade, inaugurará uma exposição de arte com temática sexual e, no dia 30, haverá um café da manhã no parque.
Nesse dia, o hotel cederá seus 85 quartos gratuitamente por três horas aos casais e, em seguida, haverá uma "ceia erótica", com leitura de poesias. Eróticas, é claro.
"Como será o menu erótico?", perguntou a Folha a Raqel Dyrhaug. "Será tudo muito bem decorado e as receitas capricham nas especiarias. De sobremesa, teremos bananas com sorvete. Também serviremos drinques, mas apenas para as mulheres, porque os homens, nesse dia, não devem beber", diz a organizadora da feira.
Já no período de 9 a 11 de abril, o principal jardim da infância de Otta funcionará durante a noite para que casais que já tenham filhos possam ter uma noite mais íntima em suas próprias casas.
"No primeiro período, eles poderão vir para o hotel. No segundo, ficarão na intimidade de suas casas. Torcemos para que, em uma das duas oportunidades, eles tenham êxito e nos presenteiem com o bebê do milênio", afirma.
Tem mais: "O bebê do milênio ganhará muitos presentes bonitos. O banco local dará um cheque de cerca de US$ 2.000, e todas as lojas da cidade oferecerão alguma coisa. Calculamos o valor total dos presentes em cerca de US$ 14 mil".
"Os presentes irão para o primeiro bebê que nascer depois de 0h de 1º de janeiro de 2000. Pode ser que nasça no próprio dia 1º ou no dia 2 de janeiro", afirma Raqel. As nove crianças que nascerem em seguida também receberão lembranças.
A própria Raqel Dyrhaug, embora, aos 26 anos, seja uma mãe em potencial, não dará sua contribuição para o pretendido "baby boom" de Otta.
"Tenho de organizar tudo", desculpa-se. "E ainda não sou casada", diz, um pouco envergonhada.


Texto Anterior: Saiba o que foi o conflito na Bósnia
Próximo Texto: Paulistana não se incomoda em passar Ano Novo no hospital
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.